Francis Henrique Contabilidade
Voltar ao Topo

Ver Itens Adicionados

PROVISÃO X RESERVA CONTÁBIL

PROVISÃO X RESERVA CONTÁBIL

 

PROVISÃO X RESERVA CONTÁBIL

PROVISÃO X RESERVA CONTÁBIL

Na contabilidade existem alguns termos que utilizados os quais, podem causar certa confusão nos significados. Isso porque, tais em outros contextos, possuem significados diferentes. Alguns deles sao: provisão e reserva.

A provisão é o registro  realizado no passivo, de valores que atendam os custos e despesas. É um fato contábil já considerado certo ou de grande possibilidade de ocorrência que financeiramente, ainda não houve o desembolso.

São expectativas de perdas de ativos ou valores a desembolsar que, no momento que essas previsões se tornam efetivas, passam a ser consideradas obrigações como por exemplo, provisão para férias, se torna férias a pagar e, provisão para impostos, torna-se imposto a pagar.

De acordo com o princípio  de competência contábil, trata-se de despesas que, mesmo ainda não pagas, configuram-se como ocorridas.

Exemplo: Provisão para participação dos empregados nos lucros da empresa:

D- Participação dos trabalhadores nos Resultados ( Conta de Resultados );

C- Participação nos Resultados a Pagar ( Passivo Circulante).

Já, o registro da Reserva se dá no Patrimônio Líquido, resultante de: lucro do exercício que ainda não foi distribuído aos sócios, reserva de capital, que causa um aumento no patrimônio, por não serem exigíveis por terceiros. 

Temos:

  • Reserva legal;
  • Reserva estatutária;
  • Reserva para investimentos e,
  • Reserva de lucros a realizar.
Publicado por Admin