Pular para o conteúdo
(31) 3771-6250Seg à Sex · 08:00–11:30 / 13:00–18:00
Fale com um especialistaÁrea do cliente
  • Folha de pagamento, guias e contrato social
  • Documentos da sua empresa em um só lugar
  • Atendimento direto com a equipe
Entrar no portal

Abre em vip.acessorias.com, em uma aba nova.

Esqueceu a senha? A recuperação fica na própria tela de acesso. Primeiro acesso ou problema para entrar? Fale com a gente no WhatsApp.

Notícia

IRPF 2022: auxílio emergencial indevido não poderá ser devolvido por meio da declaração

Publicado em 08/03/2022

Receita Federal anunciou que a devolução do auxílio emergencial recebido indevidamente não será possível por meio do programa do IR, mas ainda é preciso devolver valores.

Neste ano, os contribuintes não poderão devolver valores do auxílio emergencial recebidos indevidamente por meio do Imposto de Renda (IR).

Em 2022, os brasileiros que se enquadravam na situação de devolução, tiveram essa possibilidade por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) .

No entanto, em 2022, não há mais essa previsão legal de devolver os recursos por meio do programa do imposto, informou a Receita Federal.


Auxílio emergencial e IR

Apesar da não obrigação de devolução pelo IR neste ano, o Fisco lembra que o Ministério da Cidadania disponibiliza um ambiente para gerar Guia de Recolhimento da União (GRU) para devolução dos valores.

É importante lembrar que o auxílio emergencial recebido em 2021 é considerado um rendimento tributável pelo Fisco.

Desse modo, se junto com demais rendimentos o valor ultrapassar o patamar de R$ 28.559,70 recebido no ano passado, o contribuinte é obrigado a declarar IR.

"Esse ano não tem mais auxílio emergencial, mas é um rendimento tributável. Estão obrigados a apresentar a declaração os residentes que receberam rendimentos acima de R$ 28 mil. Se, somando os rendimentos tributáveis ultrapassar esse limite, está obrigada a apresentar IR. Não por conta do auxílio, mas porque é um rendimento tributável", disse o supervisor do IR da Receita Federal, José Carlos Fonseca.De acordo com o Leão, cerca de 33% dos valores recebidos indevidamente em auxílio emergencial foram devolvidos, até o momento, por meio de Darfs, identificados no Imposto de Renda.

Fonte: Portal Contábeis

Ficou com alguma dúvida?

Nossa equipe está pronta para te orientar em cada setor. Fale com a gente.

Fale com um especialista