Francis Henrique Contabilidade
Voltar ao Topo

Ver Itens Adicionados

FAQ - Dúvidas Frequentes

FAQ - Dúvidas Frequentes

1. O que é o relatório de fornecedores à pagar?

É o relatório extra contábil, que apresenta o quanto sua empresa ainda deve à um dado fornecedor naquela presente data, contendo nele os saldos à serem pagos em eventos futuros, ele é muito importante, pois auxilia na conciliação das obrigações a serem cumpridas que estão no Balanço Patrimonial da sua empresa, com a realidade da empresa.


2. O que é relatório de clientes à receber?

É o relatório extra contábil, que apresenta o quanto sua empresa ainda tem a receber de terceiros. Ele é muito importante, pois ajuda muito no dia a dia para que o empreendedor acompanhe as entradas e saídas de dinheiro no seu fluxo de caixa, nele devem ser apresentados os valores que foram recebidos em um determinado período e o que ainda tem à receber.


3. O que é um relatório de caixa?

É uma ferramenta aplicada para o controle das entradas e saídas dos recursos da empresa. Nas entradas contendo nelas tudo que já foi recebido em dinheiro (em conciliação com o relatório de clientes à receber) e tudo que saiu (pagamentos de fornecedores e despesas em geral). Valendo a pena lembrar que deve apresentar o saldo inicial e final relativo ao que tem em caixa da empresa.


4. O que é o relatório de estoque?

Nele são apresentados todas as compras e saídas de estoques de um determinado período, ele é de suma importância para o meio empresarial para controle de tudo que a empresa ainda tem a disposição após as vendas e para cálculo do custo da mercadoria vendida, se dando de informação para a apuração do lucro contábil da empresa.


5. Quais documentos devem ser enviados para à contabilidade?

Devem ser enviados até o dia 10 de cada mês para a contabilidade, as documentações contábeis relativas aos movimentos mensais da empresa, tais como despesas em geral ( Água, luz, telefone e etc.), relatórios de contas à pagar, caixa, estoque e contas à receber, extratos bancários empresariais e extratos de aplicações financeiras.


6. Qual o motivo de não poder pagar contas pessoais com os recursos da empresa?

Pois fazendo isso você irá contra um princípio contábil, que é o princípio da entidade, nele esclarece que o objeto da contabilidade é o Patrimônio, sendo assim o patrimônio da Pessoa Jurídica nunca pode ser confundido com o da Pessoa Física (Sócios). Caso você faça isso o seu ato se torna ilegal.